O Instituto Couto Maia é o resultado de uma parceria público privada que deve seu sucesso à sinergia entre a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia e a Couto Maia S/A. Neste processo de trabalho conjunto, foi criado o novo hospital, que é muito mais do que a evolução da instituição anterior. É uma nova unidade hospitalar com padrão de excelência na gestão e na assistência, com 100% dos registros dos processos assistenciais e administrativos em ambiente digital, onde a principal ferramenta é o Prontuário Eletrônico do Paciente – SM-PEP, desenvolvido pela SMED Tecnologia da Informação. Nela, o médico e os demais profissionais de saúde inserem todos as atividades relacionadas ao paciente, seja no consultório, na farmácia, na bioimagem, nas unidades de internamento ou na emergência do hospital.
O prontuário eletrônico é uma ferramenta de alta qualidade, segura e que auxilia o médico no registro da história clínica e do exame físico, bem como na solicitação de exames e prescrição. Permite também o armazenamento e o compartilhamento seguro das informações de todos os pacientes.
O sistema usado pelo ICOM adota mecanismos de segurança capazes de garantir autenticidade, confidencialidade e integridade das informações de saúde. Possui Certificação de Sistemas de Registro Eletrônico de Saúde (S-RES) de acordo com normas, padrões e regulamentos do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), com a obrigatoriedade do uso de certificação digital (assinatura eletrônica) que garante validade ética e jurídica.
A Certificação para Sistemas de Registro Eletrônico em Saúde (S-RES) é um processo de auditoria em sistemas informatizados que armazenam informação identificada de saúde. A auditoria verifica se o sistema atende a 100% dos requisitos obrigatórios, que tem seus fundamentos em normas internacionais.
Os sistemas devem adotar mecanismos de segurança capazes de garantir autenticidade, confidencialidade e integridade das informações de saúde. Um dos requisitos estabelecidos na certificação do SM-PEP é o uso da assinatura eletrônica com certificação digital padrão ICP-Brasil.
O Prontuário Eletrônico representa um importante ganho para a segurança do paciente porque além de reunir todas as informações, e mantê-las atualizadas e disponíveis para os médicos e demais profissionais, há também ferramentas de apoio, tais como sistemas de alerta, que reduzem a possibilidade de erro.
Outros benefícios do prontuário eletrônico estão ligados à pesquisa clínica, adesão aos protocolos clínicos e assistenciais, além de usos secundários da informação para fins epidemiológicos e estatísticos