PRONTO ATENDIMENTO 24H: 71 3103.7150

ICOM - Instituto Couto Maia

Queda no número de jovens que não usam preservativo acende alerta para infecções sexualmente transmissíveis

24 de fevereiro de 2023

Cerca de 60% dos brasileiros acima dos 18 anos afirmam não utilizar preservativo nenhuma vez em relações sexuais

Ao longo de 2019, aproximadamente um milhão de pessoas afirmaram ter diagnóstico médico de infecções sexualmente transmissíveis (IST’s). Os dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), também mostrou que, das pessoas com 18 anos de idade ou mais que tiveram relação sexual nos 12 meses anteriores à data da entrevista, apenas 22,8% relataram usar preservativo em todas as relações sexuais. Outras 17,1% afirmaram usar às vezes e 59% dos entrevistados, nenhuma vez.

As IST’s são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos, sendo transmitidas, principalmente, por meio de relações sexuais, sejam elas, oral, vaginal ou anal, sem o uso do preservativo, caso um dos parceiros esteja infectado. O uso da camisinha, em todas as relações sexuais, é o método mais eficaz para proteção contra o HIV e outras IST’s.

Tipos de IST’s mais conhecidas

  • Sífilis

É uma IST curável. Os sinais e sintomas variam de acordo com cada estágio da doença. O teste rápido de sífilis está disponível nos serviços de saúde do SUS.

  • HPV

A vacinação é uma opção segura e eficaz de prevenção e é oferecida gratuitamente pelo SUS para meninas e meninos de 9 a 14 anos, além de mulheres e homens de 15 a 45 anos vivendo com HIV/aids, transplantados e pacientes oncológicos.

  • Herpes genital

A transmissão geralmente acontece pelo contato direto com a pessoa infectada e, embora os tipos de vírus possam provocar lesões em qualquer parte do corpo.

  • Gonorreia

A infecção é uma das principais causas de Doença Inflamatória Pélvica (DIP) e infertilidade em mulheres. Segundo relatório publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2022, a gonorreia já apresentou resistência aos antibióticos pelo menos 15% maior em comparação às mesmas taxas analisadas de 2017.

  • Clamídia

Assim como a gonorreia, também pode ser causadora da DIP, infertilidade e problemas durante a gestação. Pode afetar homens e mulheres com vida sexual ativa. A maioria dos casos não apresenta sintomas.

  • HTLV

O HTLV também é uma IST que, na maioria dos casos, pode ser silenciosa, mas quando manifestada, pode causar mielopatia, doença neurológica degenerativa grave ou leucemia das células T, um câncer agressivo que pode ser fatal.

  • Tricomoníase

A infecção pode ser assintomática, mas quando manifestada, pode causar dor durante as relações e ao urinar, além de sensibilidade, produção de secreção e até pus.

  • HIV/aids

O vírus HIV, causador da aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. Quando não tratada, a aids pode levar à morte.

Essas infecções ocorrem pelo contato de mucosas ou pele não íntegra com secreções corporais contaminadas. Para alguns agentes infecciosos, a transmissão também pode ocorrer da mãe para a criança durante a gestação, parto ou amamentação.

Dados de IST no Carnaval de Salvador

A Secretaria da Saúde da Bahia montou um esquema especial de assistência para o Carnaval 2023. 

Segundo boletim divulgado pela SESAB, nos cinco dias da folia, em Salvador, foram testadas 3.016 pessoas e realizados 12.064 testes para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis, tendo em vista que cada kit possibilita a realização de 4 testes. Do total, 29 foram positivos para HIV, 212 para Sífilis, além de 7 confirmações de hepatite C e 5 para hepatite B. Todos os casos receberam encaminhamento para tratamento.

Por isso, é tão importante a realização de testes para diagnóstico precoce, principalmente se houver relação sexual desprotegida, pois algumas IST podem não apresentar sinais e sintomas.

A dica final é: observar o corpo durante a higiene pessoal pode ajudar a identificar uma IST no estágio inicial. Sempre que alguma alteração for identificada, o serviço de saúde deve ser procurado, independentemente de quando foi a última relação sexual.


Mais Notícias