24 de março de 2023
A tuberculose (TB) é frequentemente vista como uma doença do passado. No entanto, ainda é uma das mais infecciosas do mundo.
No ICOM é possível a realização do teste IGRA que é capaz de identificar a tuberculose ainda em sua fase latente (ILTB), o que possibilita o tratamento precoce e evita que a infecção se manifeste. Entre os pacientes do ICOM, o teste tem grande relevância, porque é frequente a coinfecção tuberculose-HIV.
O Brasil está entre os 30 países com maior incidência (número de casos novos) para esse tipo de coinfecção, por isso a Organização Mundial de Saúde considera o país prioritário no combate à doença.
Em 2020, foram registrados 66.819 casos novos de tuberculose no Brasil, com um coeficiente de incidência de 31,6 casos por 100 mil habitantes.
A estimativa da OMS é que 25% da população mundial estejam infectados pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis) em sua forma latente, ou seja, sem apresentar sintomas, e apenas 10% são casos ativos. Uma das maneiras mais efetivas de prevenir a transmissão e erradicar a doença é com a detecção da forma latente.
No Dia Mundial de Controle da Tuberculose, o Instituto Couto Maia reforça a importância de medidas preventivas, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado.