PRONTO ATENDIMENTO 24H: 71 3103.7150

ICOM - Instituto Couto Maia

Pessoas vivendo com HIV têm 34x mais risco de tuberculose

28 de março de 2024

Se você é uma pessoa que vive com HIV/AIDS, ATENÇÃO para essa informação: o risco de uma coinfecção de tuberculose aumenta em até 34%. Isso ocorre em função da imunodeficiência, sendo fator de risco e aumento da morbimortalidade para esses indivíduos.

Diagnóstico

O teste IGRA é capaz de identificar a tuberculose ainda em sua fase latente (ILTB), o que possibilita o tratamento precoce e evita que a doença se manifeste. Entre os pacientes do ICOM, o teste tem grande relevância, porque é frequente a coinfecção tuberculose-HIV. O diagnóstico e tratamento precoces salvam vidas.

Tratamento

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. A doença afeta prioritariamente os pulmões (forma pulmonar), embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas.

Para conseguir a cura da doença, o paciente deve seguir o tratamento até o final, muitas vezes, por sentir melhoria dos sintomas já nas primeiras semanas, o paciente abandona o tratamento, porém, é importante destacar que o tratamento irregular ou abandono pode complicar a doença e ter resistência. Siga toda a orientação e cronograma de medicamento feito pelo seu médico.


Mais Notícias