20 de agosto de 2024
A Anvisa aprovou um novo medicamento para o tratamento do HIV. Confira o que diz o infectologista Dr. Claudilson Bastos, CRM 10647 | RQE 4970:
“Nós aqui do Instituto Couto Maia, temos o nosso ambulatório de prevenção combinada com grandes perspectivas porque futuramente nós teremos novas medicações para profilaxia pré exposição ao HIV.
Nós teremos o Cabotegravir, que é uma medicação nova que já está aprovada na Anvisa. Ela é usada injetável, intramuscular, a cada dois meses, e irá facilitar bastante a questão das idas e vindas aos serviços de prevenção combinada.
Assim como nós teremos também, futuramente, o Lenacapavir, que é uma medicação subcutânea, que será dada semestralmente. Então isso será uma revolução na questão da prevenção ao HIV.
Obviamente, como é a perspectiva da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde, que em 2030 a gente tenha transmissão zero do HIV. Esta realidade está cada vez mais próxima.”
O ambulatório tem disponíveis dez consultórios multiprofissionais e oferece consultas aos usuários assistidos pelo ICOM portadores de HIV/AIDS, com outras doenças infecciosas e parasitárias e aos pacientes de hanseníase. Saiba mais.