24 de maio de 2022
O período de espera para uma consulta médica pode ser bem mais interessante que apenas ficar aguardando o tempo passar. Pode ser um momento rico de contato com a literatura. Esse é o objetivo do projeto Cantinho da Leitura organizado pelo serviço social e pela enfermagem do ambulatório do ICOM. O Cantinho é uma minibiblioteca gratuita, onde os pacientes e acompanhantes podem pegar livros para ler durante a espera da consulta ou levar para casa.
O intervalo entre as consultas dos pacientes, na maioria das vezes, é três meses. Então, a cada intervalo de 90 dias, o leitor pode trocar de livro e ter uma nova história em mãos.
O processo é muito simples. Sem as exigências tradicionais de uma biblioteca, não é preciso ter carteirinha ou registro, basta pegar o livro que gostou e depois devolvê-lo quando terminar a leitura.
A enfermeira Cenize Cantão, coordenadora da enfermagem no ambulatório, explica que a motivação do projeto é despertar o interesse dos pacientes e familiares pela leitura e que já estão ampliando a proposta para incluir livros infantis. “Além de atendermos crianças no ambulatório, muitos pacientes trazem seus filhos ao hospital por não ter com quem deixá-los, então vamos contribuir para a formação de novos leitores desde a infância”.