19 de junho de 2024
O Instituto Couto Maia (ICOM), fruto de uma parceria público-privada entre a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia e a concessionária Couto Maia S/A, alcançou mais um marco em sua trajetória de excelência ao conquistar o selo do Programa Cozinha Verde. Este reconhecimento destaca o ICOM não apenas como uma instituição de saúde de referência, mas também como um exemplo de sustentabilidade e práticas responsáveis no setor hospitalar.
O Programa Green Kitchen avalia e certifica restaurantes comerciais e serviços de alimentação que adotam práticas sustentáveis. Para obter a segurança, é necessário cumprir critérios rigorosos relacionados ao uso de alimentos naturais, livres de agrotóxicos, e produtos de limpeza biodegradáveis, além de práticas sustentáveis de gestão de resíduos e recursos.
A conquista do selo Green Kitchen pelo ICOM é um testemunho do compromisso da instituição com a sustentabilidade e a saúde de seus pacientes e colaboradores. A inclusão no programa é baseada em ações concretas que envolvem:
“Participar do Programa Cozinha Verde é muito importante à produção de alimentos do Instituto Couto Maia, pois evidencia a adoção de práticas sustentáveis, a produção de alimentos de forma higiênica e segura, livre de aditivos químicos, priorizando os alimentos naturais, sem condimentos industrializados. É o resultado do engajamento de toda a equipe responsável pelo suporte da seleção de alimentos, coleta e destinação correta de resíduos, capacitações e cuidado com a água, o que garante os benefícios de alimentos bem-preparados”, afirma Renata Oliveira, Coordenadora de Nutrição de Produção da Couto Maia S/A e Doutora em Medicina e Saúde Humana.
A entrega do selo Green Kitchen pelo ICOM traz benefícios consideráveis: