11 de abril de 2019
Completamente renovado, o Instituto Couto Maia (ICOM) completou 166 anos no dia 9 de abril, reforçando a história da instituição como referência de qualidade no atendimento aos baianos, e o mais moderno hospital especializado em doenças infectocontagiosas do Brasil.
Funcionando em novas instalações no bairro de Cajazeiras desde julho de 2018, a unidade de referência no tratamento de doenças infecciosas agora conta com 120 leitos, sendo 20 de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). A comemoração foi marcada pela apresentação de um coral, pelas posses simbólicas da nova diretoria da Coordenação de Residência Médica, da ouvidora e da diretoria médica, e por um seminário sobre a importância do SUS.
“O ICOM é o hospital mais antigo e com a estrutura física ‘mais jovem’ da rede pública da Bahia. Teve uma importância imensa nesse anos todos de atuação no atendimento às pessoas com doenças infecciosas no estado e, às vezes, de fora também. É uma alegria enorme fazer o primeiro aniversário dentro da sede nova, que na verdade é uma continuidade”, avalia a diretora geral do hospital, Ceuci Nunes.
Funcionária do ICOM há 27 anos, a nova diretora médica é a infectologista Maria Alice Sena. “Essa é uma casa que, na verdade, representa uma grande família. As pessoas que adentram aqui têm um perfil diferenciado, um amor, uma humanização e um comprometimento muito grande. Para mim é uma honra, com muita gratidão eu recebi esse convite de dar continuidade a uma gestão de sucesso”, disse a nova gestora técnica.