21 de novembro de 2023
Para encerrar o Congresso de Dermatologia Tropical, o Instituto Couto Maia (ICOM), recebeu durante todo o dia 14 de novembro, uma equipe de 40 médicos da Alemanha.
“Este encontro foi uma oportunidade para compartilhar experiências, promover aprendizado e fortalecer laços entre profissionais da saúde do Brasil e da Alemanha”, explica a diretora do ICOM, Cristina Celestino.
O ICOM, reconhecido como referência em doenças infectocontagiosas e hanseníase no Brasil, abriu suas portas para essa colaboração internacional, proporcionando aos médicos visitantes uma imersão na sua estrutura e práticas clínicas.
A parte prática incluiu a interação com pacientes selecionados, possibilitando análises e trocas de experiências diretas com os profissionais, referências em saúde.
Na parte acadêmica, aconteceu uma rodada de palestras e apresentações de casos clínicos ministrados por profissionais do ICOM, com conteúdos que abordaram desde um panorama histórico do hospital, com a historiadora Fátima Lorenzo, servidora aposentada, até o cenário das doenças infectocontagiosas no Brasil e suas ramificações, com a Dr.ª Áurea Paste, médica infectologista. Em seguida, fechando com a Dr.ª Petrusca Pirajá abordando sobre as reações da hanseníase.
“A importância desse intercâmbio transcende as fronteiras geográficas. A troca de conhecimento entre médicos de diferentes países não apenas enriquece a prática médica, mas também fortalece a capacidade de lidar com desafios globais de saúde”, finalizou Cristina.