18 de outubro de 2019
O mês de outubro marcou a posse dos membros da Comissão de Ética Médica do Instituto Couto Maia para o exercício de 2019 a 2022. Composta por médicos eleitos que compõem o corpo clínico do instituto, a comissão tem como objetivo orientar e fiscalizar o desempenho ético destes profissionais dentro da instituição, bem como controlar a qualidade das condições de trabalho e prestação de assistência médica – denunciando às instâncias superiores quando houver descumprimento.
A comissão representa também o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (CREMEB) dentro da instituição e seu foco é atuar não apenas na solução de problemas éticos ocorridos, mas adotar posturas preventivas capazes de minimizar riscos e promover uma melhor relação entre médicos, pacientes, familiares e os demais profissionais que atuam no ICOM. Criada a partir da Resolução 1.812/07 do Conselho Federal de Medicina, esta comissão deve encaminhar relatórios de atividades ao respectivo conselho de seu Estado e colaborar com o mesmo na tarefa de educar e divulgar temas ligados à ética médica.
A cerimônia de posse contou com a presença do conselheiro do CREMEB, Dr. Jorge Cerqueira e os membros da Comissão de Ética do ICOM são os médicos André Ricardo de Oliveira Estrela, Claudilson José de Carvalho Bastos, Áurea Angélica Paste, Fábio Santos Amorim, Lindaura Cardoso Souza Machado e Lívia de Araújo Gonçalves. “Estou muito empolgado com este novo desafio e acredito que a existência desta comissão valoriza a atuação profissional médica aqui no ICOM, buscando garantir um atendimento humanizado com qualidade, segurança e ética”, afirma o presidente da comissão, André Ricardo de Oliveira Estrela.