24 de setembro de 2021
O ICOM participou do Primeiro Congresso Baiano de Telessaúde, organizado pelo Núcleo de Telessaúde da Diretoria de Atenção Básica da SESAB e pela UFBA, com o relato de experiência do teleatendimento no hospital, mediado por Claudilson Bastos, Preceptor da Residência Médica e Coordenador do Ensino e Pesquisa da instituição.
A pandemia da Covid-19, com início em março de 2020, foi difícil para todos, especialmente para os pacientes e seus familiares, que não podiam ter contato entre si. Foi criado então o Tele ICOM, um atendimento aos familiares realizado através de ligações telefônicas para o encaminhamento do boletim médico e outras informações.
A primeira etapa foi de 1º de abril a 30 de setembro do ano passado, realizando 12.101 ligações telefônicas. Dos internados, a maioria era de Salvador/BA 74,5% e os demais de outras cidades. O atendimento era sigiloso. A pessoa, que recebia a informação, era cadastrada no serviço social como responsável pelo paciente. A equipe buscou comunicar a evolução do paciente com um diálogo acolhedor, de forma clara e dinâmica.
Após esses meses de experiência, o TELEICOM se mostrou um recurso remoto eficiente para atendimento de familiares/responsáveis, com avaliação positiva multidisciplinar e da própria ouvidoria. Importante destacar que, em caso de óbito, a informação era dada sempre pessoalmente, nunca por telefone.
O TELEICOM também prestou atendimento para esclarecimentos de dúvidas sobre o coronavírus, orientações aos usuários matriculados no ambulatório para tratamento de HIV, Hanseníase e demais enfermidades. Além disso, prestou apoio ao Núcleo Interno de Regulação (NIR), com a leitura dos relatórios de ocorrência encaminhados pela Central Estadual de Regulação (CER).
O médico Claudilson Bastos afirma que foi um trabalho difícil e exaustivo, no entanto, gratificante para todos os envolvidos e agradece aos responsáveis pela iniciativa em especial a assistente social, Cassiana Souza, as diretoras Maria Alice Sena, Diretora Médica, e a Ceuci Nunes e os demais integrantes da equipe de apoio, Jesângeli de Souza Dias, Fernando Delmonte Moreira, José Alberto Néri, Carlos Eduardo Teixeira Santos Cruz.