PRONTO ATENDIMENTO 24H: 71 3103.7150

ICOM - Instituto Couto Maia

ICOM comemora o Dia do Nutricionista com eventos técnicos e científicos

1 de setembro de 2022

A primeira atividade da comemoração do Dia do Nutricionista (31 de agosto)  foi uma discussão sobre “As Ferramentas de Avaliação Nutricional do Paciente Crítico” com as nutricionistas Dra Alessandra Fortes Almeida, professora da UniRuy e com a Dra Marina Russo, analista de assuntos médicos da Danone.

Novo Manual de Dietas Hospitalares

O segundo evento foi o lançamento do Manual de Dietas Hospitalares do ICOM, elaborado pela equipe do setor de nutrição clínica, sob a coordenação da nutricionsita Andréa Helena Argolo Ferraro. O manual visa padronizar os procedimentos relativos a dietas dos pacientes e equipes do hospital, além de melhorar a comunicação e integração entre os profissionais.

As orientações descritas no manual buscam garantir a promoção da assistência nutricional mais efetiva aos pacientes e, consequentemente, a melhora do seu estado nutricional contribuindo para a redução do tempo de internação. A coordenadora do serviço de nutrição do ICOM, Andréa Helena Argolo Ferraro, destaca que o hospital atende um perfil de paciente diferenciado, porque a maior parte deles chega à instituição abaixo do peso, com desnutrição ou com subnutrição. Portanto, a recuperação nutricional tem grande influencia na evolução dos paciente e no tempo de internação.

Faixas etárias

Outro desafio para o serviço de nutrição é planejar alimentação para pacientes de todas as faixas etárias, bebês, crianças e adultos. Os cardápios de qualquer faixa etária buscam atender além dos aspectos nutricionais, aspectos culturais, regionais em acordo com Guia Alimentar para a População Brasileira e do Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 02 Anos.

O foco da comemoração com discussões técnicas e científicas demonstra o compromisso do hospital com o aprimiramento dos profissionais e também o alinhamento da equipe de nutrição clínica com as finalidades do instituto em promover assistência, ensino e pesquisa na área da infectologia.

Alimentação dos profissionais

Em relação à alimentação dos profissionais do hospital, Andrea explica que o trabalho em turnos noturnos, ou seja, quando as pessoas cumprem jornadas de 12 ou 24 horas, pode provocar um desequilíbrio hormonal que afeta a sensação de saciedade. Então a atenção da equipe de nutrição deve ser com uma alimentação que contribua para a saciedade sem que provoque aumento de peso ou sensação de cansaço.

As refeições dos profissionais seguem as recomendações do Guia Alimentar para População Brasileira e o Manual de Alimentos Cardioprotetores evitando os alimentos ultraprocessados ou com elevados teores de colesterol, sódio ou elevada concentração calórica, desta forma deve-se utilizar preferencialmente os alimentos da época, frescos, in-natura e/ou  minimamente processados.

Trabalhos científicos

O terceiro evento da programação foi a apresentação de dois trabalhos científicos realizados por nutricionistas do ICOM. Isabel Oliveira apresentou um estudo sobre a microbiota intestinal e o uso de probioticos e Renata Guimarães sobre as técnicas utilizadas durante a pandemia para a assistência nutricional nos pacientes em UTI.


Mais Notícias