PRONTO ATENDIMENTO 24H: 71 3103.7150

ICOM - Instituto Couto Maia

ICOM comemora Dia do Farmaceutico com evento técnico

31 de janeiro de 2023

Na última semana de janeiro, foi realizado o I Seminário de Farmácia Hospitalar do ICOM, em comemoração ao Dia do Farmacêutico celebrado no dia 20 desse mês. O evento técnico reuniu profissionais do Couto Maia e de outros unidades de saúde para tratarem da prática clínica na farmácia hospitalar, seus impactos na promoção do uso racional de medicamentos e na segurança do paciente. Os processos e controles da farmácia hospitalar são fundamentais para se alcançar bons resultados em uma das seis metas internacionais de segurança do paciente, a meta 3 _ melhorar a segurança na prescrição, no uso e da administração de medicamentos. 

A farmaceutica Isabella Guimarães, coordenadora do serviço de farmácia clínica do Hospital do Subúrbio relatou sua experiência no processo de acreditação. Isabella disse que há dois desafios permanentes na conquista e manutenção da acreditação. O primeiro é o engajamento de todos os profissionais envolvidos na cadeia medicamentosa: médicos, enfermeiros, equipe de tecnologia da informação e demais profissionais. O segundo desafio é mapear onde estão os riscos dos processos para criar as barreiras de segurança. Para Isabella os farmaceuticos devem buscar auxiliar os profissionais que estão na assitência direta ao paciente com identificações visuais e outros recursos que previnam o erro com medicamentos. Lembrou, ainda, que é necessário estabelecer metas factíveis e acordos com todos os profissionais envolvidos, de modo que os resultados planejados sejam obtidos.

Trabalho de equipe

A diretora geral do ICOM Cristina Celestino destacou a importância dos farmaceuticos no hospital, tanto os que atuam na farmácia hospitalar como os que trabalham no laboratório. Cristina parabenizou a todos os farmaceuticos do ICOM e chamou a atenção sobre o trabalho essencial desses profissionais na segurança do paciente, na qualidade da assistência e, até mesmo, na gestão de custos do hospital.

Para a coordenadora do serviço de farmácia hospitalar do ICOM YuriKa Fernandes Tashiro o evento foi uma oportunidade de troca de experiência entre os profissionais da área. Além de Isabella Guimraães do Hospital do Suburbio, também realizaram palestras Luiz Artur Krause do Hospital Santa Helena e do ICOM, sobre validação de métodos analíticos; Sayuri Yamashita do Hospital Santa Izabel, sobre impactos do serviço de farmácia clínica em UTI e Leonardo Kister do Hospital Universitário Edgar Santos, sobre gerenciamento e uso de medicamentos, estratégias para a segurança do paciente.

Durante o evento os participantes foram convidados a descrever em três palavras que melhor conceituassem a profissão. O resultado pode ser conferido na nuvem de palavras abaixo.

 

 

 


Mais Notícias