22 de março de 2023
Início do outono e, como de costume, início do período de chuvas na capital e interior do estado da Bahia. Com esse aumento dos casos de alagamentos e enchentes, vem o risco da Leptospirose, doença transmitida pela urina do rato. Por isso é necessário entender a Leptospirose, para isso separamos alguns tópicos para isso:
Como se transmite?
A leptospira presente na água penetra no corpo humano pela pele, principalmente se houver algum arranhão ou ferimento.
Em situações de enchentes e inundações, a urina dos ratos, presente em esgotos e bueiros, mistura-se à água. Qualquer pessoa que tiver contato com a água das chuvas ou lama contaminadas poderá se infectar.
Quais os sintomas?
Os principais são: febre, dor de cabeça, dores nas panturrilhas, podendo também ocorrer vômitos, diarreia e tosse.
Os casos mais graves geralmente aparecem com coloração amarelada da pele e dos olhos e há a necessidade de cuidado hospitalar. O doente pode apresentar também hemorragias, meningite, insuficiência renal, hepática e respiratória.
Como prevenir?
Para o controle da leptospirose, são necessárias medidas como saneamento básico, descarte adequado do lixo e desinfecção de caixas d’água e sua completa vedação.
Deve-se evitar o contato com água ou lama de enchentes, ou outros ambientes que possam estar contaminados pela urina dos ratos.
⚠️ Em caso de suspeita de contaminação, procure o atendimento médico mais próximo. O ICOM é especializado no tratamento de doenças infectocontagiosas.