PRONTO ATENDIMENTO 24H: 71 3103.7150

ICOM - Instituto Couto Maia

Dia D da Prevenção ao HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis

14 de dezembro de 2021

Nesta segunda-feira, 13 de dezembro, o ICOM realizou diversas ações para celebrar o Dia D da Prevenção ao HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis. A equipe do ambulatório, onde os pacientes são atendidos diariamente com acompanhamento em consultas, exames e entrega de medicamentos, fez diversas palestras ao longo do dia.  Momentos em que esclareceram dúvidas frequentes como quais os direitos fundamentais da pessoa com HIV/AIDs.

A equipe do ambulatório esclarece, por exemplo, que quanto ao saque do PIS e FGTS, sim, o portador de HIV pode fazer retirar os valores.

Além das palestras e vídeos educativos, no dia D também foram realizados 80 testes de HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C. Com aconselhamento antes e depois do teste. Quando o resultado é negativo o paciente recebe a informação pela equipe de enfermagem. Sendo positivo, o aconselhamento é feito por uma equipe formada por médico, enfermeiro e psicólogo, e então é sugerido que seja feito um segundo exame de sangue para a confirmação.

Nos 13 primeiros dias deste dezembro vermelho já foram distribuídos 3600 preservativos masculinos e 1200 femininos, como forma de conscientização da importância do uso desta proteção.

A Coordenadora de Enfermagem do ambulatório, Cenize Cantão, agradeceu e reforçou a importância do envolvimento de todos. “Com o apoio e envolvimento da diretoria, equipe administrativa, recepção, pessoal de apoio, secretarias, serviço social, estagiários, seguranças, nutrição, higienização, laboratório, equipe da enfermagem, terapia ocupacional e fisioterapia, o dia D aconteceu de forma eficaz, educativa e bastante produtiva. Sem o carinho de cada um, nada acontece.”

 

 

 

 

 

 


Mais Notícias