13 de junho de 2023
Você sabia que é possível ser portador do HIV e viver sem transmitir o vírus? Sim, essa já é a realidade de muitos casais sorodiferentes.
Estudos comprovam que paciente com carga viral indetectável não transmite o vírus por via sexual. Segundo o Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DIAHV), o uso do conceito está sustentado nas evidências científicas de que as PVHIV em Tratamento Antirretroviral (TARV) e carga viral indetectável não transmitem o vírus por via sexual.
Indetectável = Intransmissível (I = I) é um termo que está sendo utilizado por cientistas e instituições de referência sobre HIV em todo o mundo e contribui para melhorar a adesão do paciente ao tratamento e reduzir o estigma e preconceito ainda ligado à infecção pelo HIV.
Para conquistar a condição de indetectável o paciente deve seguir o tratamento recomendado durante seis meses, e então manter a carga viral indetectável após o primeiro resultado do teste indetectável, sendo recomendado realizar o exame de carga viral a cada seis meses.
Desta forma, o paciente com HIV, que segue o tratamento adequado, pode viver com o vírus e levar uma vida saudável, além de poder viver tanto tempo quanto uma pessoa que não possui o vírus.
Mas, é importante lembrar que o paciente com carga viral indetectável deve continuar usando o preservativo para prevenir de outras infecções sexualmente transmissíveis.
Para saber mais:
http://www.institutocoutomaia.com.br/ser-portador-do-hiv-e-viver-sem-transmitir-o-virus-e-possivel/