PRONTO ATENDIMENTO 24H: 71 3103.7150

ICOM - Instituto Couto Maia

COMO FUNCIONA A CAPTAÇÃO PARA DOAÇÃO DE ÓRGÃOS NO ICOM?

10 de novembro de 2023

Muita gente não sabe, mas o Instituto Couto Maia tem uma Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT).

A CIHDOTT é composta por equipe multiprofissional (médicos, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos) e tem como objetivo organizar as rotinas e protocolos que possibilitem o processo de doação de órgãos e tecidos para transplantes.

No ICOM, o grupo é composto por 16 participantes. Em caso de óbito na instituição, após avaliação da equipe médica sobre morte encefálica e possibilidade de doação de órgãos, a equipe da comissão realiza entrevista com a família para saber se há vontade expressa de doação.

DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

Esta semana, houve no ICOM uma doação após morte encefálica confirmada. A paciente era do sexo feminino, 44 anos e a família concordou com a doação. Foram captados coração para valvas, córneas, rins e fígado.

Com isso, inúmeras pessoas podem ser beneficiadas com os órgãos e tecidos provenientes de um mesmo doador. Na maioria das vezes, o transplante de órgãos pode ser a única esperança de vida ou a oportunidade de um recomeço para as pessoas que precisam da doação. Todos os anos, milhares de vidas são salvas por meio desse gesto.

Na foto, temos membros da comissão: Jessica Brandão, assistente social; Ana Paula Braga, enfermeira; Ana Carla Cordeiro, psicóloga.

DESEJO DE SER DOADOR

Se você deseja ser doador de órgãos e tecidos, a primeira coisa a fazer é avisar a sua família sobre a sua vontade.

É importante falar para a sua família que deseja ser um doador de órgãos, para que após a sua morte, os familiares autorizem a doação dos órgãos e tecidos.

PROCESSO DE DOAÇÃO

O processo de Doação/Transplantes é complexo e composto por uma série de etapas sequenciais que visam garantir a segurança e transparência do mesmo.

Após criteriosa etapa de exames e avaliações, preconizados pelo Conselho Federal de Medicina, através da resolução N.° 2173/2017, é efetuado o diagnóstico de morte encefálica. Confirmada a morte encefálica, os familiares são informados sobre o óbito do paciente e uma equipe especializada e treinada, presta apoio emocional à família e oferece a possibilidade de doação de órgãos e tecidos.

Com o consentimento familiar, procede-se a retirada dos órgãos e tecidos doados, realizada por equipes treinadas e habilitadas pelo Sistema Nacional de Transplantes / Ministério da Saúde.

Central Estadual de Transplantes (CET) é responsável pela distribuição dos órgãos e tecidos para transplantes entre os pacientes previamente inscritos, por meio de um programa informatizado do Ministério da Saúde (Sistema de Gerenciamento de Lista).


Mais Notícias
slot gacor hari inislot deposit pulsaslot gacor terpercayaslot gacor terbaikslot pulsaslot deposit pulsaslotagen togel onlineslot gacor terbarusitus slot gacoragen slot gacorslot gacor hari inislot gacorslot pulsaslot danaslot gacorslotslot