PRONTO ATENDIMENTO 24H: 71 3103.7150

ICOM - Instituto Couto Maia

Boletim epidemiológico 2022

19 de junho de 2023

Em boletim epidemiológico, o Instituto Couto Maia divulga as três principais doenças que mais internaram no hospital em 2022

Em sessão realizada no auditório do ICOM, Shirley Cruz, sanitarista e coordenadora do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia, apresentou os principais resultados do boletim epidemiológico do ano de 2022 do Instituto Couto Maia. Dentre os 2.421 pacientes internados, 79% (1.914) foram de Doenças de Notificação Compulsória (DNC), tendo como principais causas a Síndrome Respiratória Aguda Grave – SRAG (42%), AIDS (30,2%), meningite (6,4%) e hanseníase (4,1%).

boletim epidemiológico

PRINCIPAIS DOENÇAS

Os pacientes internados por SRAG no ICOM, teve um predomínio de crianças e adolescentes, observando-se uma baixa cobertura vacinal e a necessidade de cuidados intensivos na maioria dos casos. Já entre os adultos, a maioria foi composta por indivíduos do sexo masculino (61%) e de portadores de algum tipo de comorbidade (81%).

“Após dois anos de monitoramento dos casos de SRAG desde que a pandemia teve início, a imunossupressão foi a comorbidade mais registrada, superando, inclusive, as doenças cardiovasculares, a diabetes e a obesidade, observadas nos anos anteriores. Esse achado pode ser atribuído a expansão dos internamentos para outras doenças, além das infecções respiratórias”, avalia Shirley.

A AIDS foi a segunda causa de internamento, composta em sua maior parte por adultos com idade entre 30-39 anos, e indivíduos do sexo masculino que representaram 68% (393 casos) dos casos internados. A coinfecção com tuberculose teve contribuição importante no internamento de pacientes com HIV/AIDS, correspondendo a 28% do total pela infecção.

A terceira maior causa de internamento foi a Meningite. No ano de 2022, o NHE notificou 167 casos de pacientes com suspeita de meningite, dentre os quais 158 foram confirmados (94,6%). A faixa etária de maior frequência foi de 20 a 59 anos, com predomínio em indivíduos do sexo masculino (62,7%). Em relação à classificação etiológica a maioria foi por meningite viral (42%), seguida pela meningite não especificada (16%) e meningite bacteriana (15%).

boletim epidemiológico núcleo

NÚCLEO HOSPITALAR DE EPIDEMIOLOGIA

O Núcleo Hospitalar de Epidemiologia é o setor responsável por coletar, investigar e oferecer informações estratégicas que contribuem para que o ICOM possa se organizar e preparar respostas no manejo de eventos de interesse à saúde. O NHE do ICOM foi criado em 2007, é composto por oito profissionais com distintas formações (médicos, odontólogos, sanitaristas e enfermeira) e, atualmente, é coordenado pela sanitarista Shirley Cruz.

 

 

 

 


Mais Notícias
slot gacor hari inislot deposit pulsaslot gacor terpercayaslot gacor terbaikslot pulsaslot deposit pulsaslotagen togel onlineslot gacor terbarusitus slot gacoragen slot gacorslot gacor hari inislot gacorslot pulsaslot danaslot gacorslotslot