PRONTO ATENDIMENTO 24H: 71 3103.7150

ICOM - Instituto Couto Maia

Estudo da OMS avalia a eficácia de quatro medicações contra a Covid-19

5 de maio de 2021

O ICOM participa, junto com outros 450 hospitais de 27 países, do maior estudo sobre eficácia de medicações para a Covid-19 liderado pela Organização Mundial de Saúde. O estudo, chamado Solidariedade (Solidarity), avaliou o uso de 4 medicações em quatro grupos de pacientes hospitalizados com Covid-19. Cada grupo recebeu um tipo de medicação e um quinto grupo recebeu placebo, ao todo, participaram do estudo 10.970 pacientes.

No Brasil, o estudo foi coordenado pelo médico infectologista Estevão Portela Nunes da Fiocruz. No ICOM o estudo teve como investigadora principal (PI) a médica infectologista e diretora geral do hospital, Ceuci Nunes, e foi coordenado pela também infectologista Verônica Rocha.

O médico Estevão Portela apresentou em evento no ICOM os resultados já consolidados  relativos a três das medicações avaliadas, todas elas consideradas ineficazes: interferon, cloroquina/hidroxicloroquina e lopinavir. Nenhuma delas mostrou benefícios para os pacientes, ao contrário, foram percebidos malefícios com o uso de cloroquina e interferon.

A palestra fez parte do programa quinzenal de sessões de ensino e pesquisa, coordenado pelo prof Claudilson Bastos, e integra as atividades teóricas da residência médica – internato com a participação de todos os profissionais de saúde da instituição.

Estudo adpaptativo

O estudo segue um modelo chamado adaptativo, o que significa que quando um braço da pesquisa clínica já demonstra informação suficiente pode ser finalizada e quando há novas medicações que são promissoras, elas podem ser incluídas, desde que sigam todos os protocolos técnicos estabelecidos.

Dessa forma, o estudo com a cloroquina e lopinavir foi finalizado em julho de 2020 e com o interferon em outubro de 2020. As três medicações com dados já analisados e consideradas ineficazes.

A quarta droga analisada foi o Remdesivir, que teve o estudo finalizado em janeiro deste ano e ainda terá a análise de dados consolidada. A avaliação preliminar indica que a medicação traz benefícios na redução do tempo de internação dos pacientes de 15 para 11 dias. O Remdesivir, inclusive, já foi aprovado pelas agências FDA (EUA) e Anvisa (Brasil) para o uso no tratamento da Covid-19. Mas o médico Estevão Portela alerta que o antiviral mostrou efeito benéfico em pacientes que não estavam em uso de suporte ventilatório, para os pacientes intubados ou com outro tipo de suporte de oxigênio o Remdesivir não trouxe benefícios.

Nova fase do Solidariedade

Os pesquisadores destacam que um dos principais méritos do estudo Solidariedade é a simplicidade no registro dos dados, o que trouxe agilidade e amplitude, permitindo o envolvimento de muitas instituições de saúde de diversos países. A próxima fase do estudo terá como objetivo avaliar as medicações chamadas imunomodularores no tratamento dos pacientes.

Esta nova fase do estudo é importante porque os pesquisadores já sabem que, após a etapa inicial, se não foi possível impedir que o paciente evoluísse para a forma grave da doença, o importante não é mais combater o vírus, mas sim o processo inflamatório que foi deflagrado, para isso é imprescindível realizar estudos clínicos bem desenhados que tragam evidências a respeito das medicações.

O médico Estevão Portela destaca que, desde 2015, alguns estudos já mostravam como os casos de pneumonia resultantes de viroses respiratórias vinham tomando importância. Já se tem conhecimento que 30% dos resfriados comuns no mundo todo são causados por coronavírus que têm como característica não provocar imunidade de longo prazo. Com a Covid-19, o grande temor da comunidade científica se tornou realidade, quando um novo coronavírus com grande poder de transmissibilidade se espalhou no mundo. O pesquisador ressalta então a importância de estudos com grande amplitude e facilidade de registro de dados para que a comunidade científica tenha agilidade e rigor técnico na avaliação de alternativas de tratamento para as doenças respiratórias.


Mais Notícias