PRONTO ATENDIMENTO 24H: 71 3103.7150

ICOM - Instituto Couto Maia

Ambulatório do ICOM é transformado em enfermaria com 20 leitos para Covid-19

1 de março de 2021

O aumento do número de casos de pessoas diagnosticadas com Covid-19 em toda a Bahia exigiu que o ICOM,  como unidade de referência para tratar os pacientes com a doença, buscasse alternativas para ofertar mais leitos ao sistema de regulação. Com isso, a unidade ambulatorial do ICOM foi transformada em enfermaria, com 20 leitos para pacientes com Covid-19.

Neste fim de semana (27 e 28 de fevereiro), diversas equipes trabalharam para preparar os leitos. A maior dificuldade para realizar a mudança não foram as instalações físicas nem equipamentos, mas sim a contratação de profissionais de saúde. Para atender estes novos leitos foram contratados 10 enfermeiros, 20 técnicos de enfermagem, 3 fisioterapeutas, 3 médicos e 1 nutricionista.

Assim, o hospital teve de encaminhar para outras instituições os pacientes com hanseníase e com HIV/Aids, que recebem assistência regular no ambulatório do ICOM. Os portadores de hanseníase estão sendo atendidos no Hospital Otávio Mangabeira, localizado na Praça Conselheiro João Alfredo S/N Pau Miúdo Salvador. Os pacientes portadores de HIV/Aids estão sendo atendidos no CEDAP – O Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa, localizado na Rua Comendador José Alves Ferreira, 240, Garcia – também em Salvador.

 


Mais Notícias