11 de julho de 2024
O Instituto Couto Maia, resultante da união de duas instituições de referência — o Hospital Couto Maia e o Hospital Dom Rodrigo Menezes —, está completando 6 anos da nova casa em Cajazeiras II, dedicado ao cuidado de doenças infectocontagiosas.
Com mais de 171 anos de trajetória, a grande missão do ICOM é proporcionar assistência humanizada e segura para todos os pacientes (confira a história do instituto aqui).
Neste mês de julho, o Instituto Couto Maia celebra 6 anos no novo prédio, em Cajazeiras. A instituição segue dedica ao cuidado de pessoas com doenças infectocontagiosas, sendo hospital referência no Brasil para o tratamento esse tratamento. Conheça um pouco mais do ICOM:
Comprometido com a excelência em atendimento, o ICOM oferece uma moderna infraestrutura e tecnologia de ponta, com ambiente seguro e acolhedor, projetado para oferecer o melhor cuidado possível.
8 leitos de observação + 2 de isolamento e 2 em salas vermelhas
3 consultórios médicos
1 sala de medicação
1 sala de punção liquórica
10 consultórios para atendimento multiprofissional Sala de fisioterapia e Terapia Ocupacional Ginásio de Reabilitação
Para utilização do serviço, é necessário apresentar relatório médico com a indicação da vacina e demais imunobiológicos.
Dispensação e orientação sobre o uso correto e racional de medicamentos
Para pacientes assistidos no ICOM
130 leitos Internação adulto: 80 leitos de enfermaria e 20 leitos de UTI Internação pediátrica: 20 leitos de enfermaria e 10 leitos de UTI
UTI adulto: 20 leitos, sendo 4 de isolamento UTI pediátrica: 10 leitos
Equipamentos modernos Equipe altamente qualificada 2 salas cirúrgicas e centro de recuperação pós-anestésico com 3 leitos
O Instituto Couto Maia se destaca pelo tratamento humanizado e assertivo, sempre visando o bem-estar dos pacientes. O compromisso vai além da assistência médica; a instituição está fortemente engajada em pesquisa e ensino, oferecendo programas de Residência em Infectologia e sendo campo de estágio para diversas instituições da Bahia e do Brasil.
Desenvolve atividades de pesquisa em doenças infecciosas em parceria com a FIOCRUZ e Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia, além realizar planejamento, acompanhamento, avaliação e apoio das atividades de ensino, pesquisa e extensão no ICOM, de forma integrada com a assistência à saúde.
Acompanhe o ICOM no Instagram.