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ICOM - Instituto Couto Maia

Quem Somos

O Instituto Couto Maia é o maior e o mais moderno hospital especializado em doenças infectocontagiosas do Brasil. Atualmente são 120 leitos – sendo 20 de UTI, ambulatórios de infecção geral, HIV e neuroinfecção.

O Instituto Couto Maia (ICOM) tem origem no antigo Hospital Couto Maia, fundado em 1853. A unidade hospitalar centenária evoluiu e tem agora uma nova sede, muito maior que a original, que era situada próximo à Igreja do Bonfim, na Cidade Baixa. As novas instalações, no bairro de Águas Claras, têm estrutura e equipamentos em absoluta conformidade com os preceitos que orientam a assistência aos pacientes com doenças infectocontagiosas e parasitárias.

Referência em doenças infectocontagiosas e parasitárias

Em 2012, o Hospital Couto Maia já havia incorporado o Hospital Especializado Dom Rodrigo de Menezes que prestava assistência especializada em hanseníase, com isso, o ICOM, que realiza 2 mil atendimentos a cada mês, é referência para os pacientes do SUS de toda a Bahia na assistência aos casos de doenças infectocontagiosos e parasitárias.

O instituto oferece aos pacientes e suas famílias um novo ambiente com projeto arquitetônico elaborado para proporcionar mais humanização, conforto, acolhimento e segurança, em um espaço amplo, repleto de iluminação natural e cercado por área arborizada.

Foto: Robson Nascimento/Triciclo Comunicação

Parceria Público Privada

O ICOM tem um contrato de gestão, por meio de parceria público privada entre o Governo do Estado da Bahia e a concessionária Couto Maia S/A, inovador em todo o país. Neste contrato, todas as atividades de assistência ao paciente são realizadas e geridas pela Secretaria Estadual de Saúde – SESAB, e cabe à concessionária Couto Maia S/A a responsabilidade pelos seguintes serviços: alimentação, manutenção de equipamentos, engenharia clínica, lavanderia, hotelaria, recepção, portaria, segurança patrimonial, combate a incêndio, higienização, paisagismo e apoio administrativo. Couberam ainda à Couto Maia S/A a elaboração dos projetos arquitetônicos e de engenharia, a construção das instalações, o fornecimento dos equipamentos, dos móveis, dos utensílios e dos veículos, bem como a captação de recursos para a execução do novo hospital.

A Couto Maia S/A tem como sócios as empresas SM Gestão Hospitalar e a Metro Engenharia. A primeira tem experiência na gestão de 19 unidades hospitalares de saúde pública e a segunda tem 13 anos de experiência em prestação de serviços de engenharia civil para o setor público.

Sinergia

A parceria entre a Secretária Estadual de Saúde e a Couto Maia S/A é o resultado da soma das expertises de cada um, ente público e ente privado. O ICOM foi gestado e executado, desde o projeto arquitetônico até a definição dos processos e protocolos operacionais e assistenciais, aproveitando a sinergia dos parceiros com o intuito de construir e implantar um serviço de saúde pública de excelência.

O ICOM mantém alta performance nos indicadores de qualidade, em acordo com todas as prerrogativas técnicas de um hospital para pacientes com doenças infectocontagiosas e parasitárias e os riscos associados a este tipo de assistência. A instituição é uma das únicas a ter todos os processos assistenciais completamente automatizados, o que permite ao ICOM atender seu principal objetivo: prestar assistência à saúde com excelência.

Diretoria

Foto: Robson Nascimento/Triciclo Comunicação

Atuação

 O ICOM atua em três vertentes principais: a assistência aos pacientes, o ensino e a pesquisa, em sintonia com algumas políticas de saúde pública do Ministério da Saúde entre elas:

Memorial do Hospital Couto Maia. Foto: Robson Nascimento/Triciclo Comunicação