PRONTO ATENDIMENTO 24H: 71 3103.7150

ICOM - Instituto Couto Maia

Quem Somos

O Instituto Couto Maia é o maior e o mais moderno hospital especializado em doenças infectocontagiosas do Brasil. Atualmente são 130 leitos – sendo 30 leitos em UTIs, ambulatórios de infecção geral, HIV e neuroinfecção.

O Instituto Couto Maia (ICOM) tem origem no antigo Hospital Couto Maia (HCM), fundado em 1853. A unidade hospitalar evoluiu e tem agora uma nova sede, muito maior que a original, que era situada próximo à Igreja do Bonfim, na Cidade Baixa. As novas instalações, no bairro de Águas Claras, têm estrutura e equipamentos em absoluta conformidade com os preceitos que orientam à assistência aos pacientes com doenças infectocontagiosas e parasitárias.

Em 2012, o Hospital Couto Maia já havia incorporado o Hospital Especializado Dom Rodrigo de Menezes que prestava assistência especializada em hanseníase, com isso, o ICOM, que realiza 2 mil atendimentos a cada mês, é referência para os pacientes do SUS de toda a Bahia na assistência aos casos de doenças infectocontagiosos e parasitárias. Como integrante do SUS, todos os serviços pretados pelo hospital são inteiramente gratuitos.

O instituto oferece aos pacientes e suas famílias um novo ambiente com projeto arquitetônico elaborado para proporcionar mais humanização, conforto, acolhimento e segurança, em um espaço amplo, cercado por área arborizada.

Sistema de Gestão

O ICOM tem um modelo de gestão, por meio de parceria público privada, inovador em todo o país. Neste modelo, todas as atividades de assistência ao paciente são realizadas e geridas pela Secretaria Estadual de Saúde – SESAB, cabe à concessionária Couto Maia SA a responsabilidade pelos seguintes serviços: alimentação, manutenção de equipamentos, engenharia clínica, lavanderia, hotelaria, recepção, portaria, segurança patrimonial, combate a incêndio, higienização, paisagismo e apoio administrativo. A Couto Maia S/A tem como sócios as empresas SM Gestão Hospitalar e a Metro Engenharia. A primeira tem experiência na gestão de 19 unidades hospitalares de saúde pública e a segunda tem 17 anos de experiência na construção civil.

A parceria entre a Secretária Estadual de Saúde e a Couto Maia S/A é o resultado da soma das expertises de cada um, ente público e ente privado. O ICOM foi gestado e executado, desde o projeto arquitetônico até a definição dos processos e protocolos operacionais e assistenciais, aproveitando a sinergia dos parceiros com o intuito de construir e implantar um serviço de saúde pública de excelência.
O ICOM mantém alta performance nos indicadores de qualidade, em acordo com todas as prerrogativas técnicas de um hospital para pacientes com doenças infectocontagiosas e parasitárias e os riscos associados a este tipo de assistência.

Diretoria

Cristina Celestino Conceição Archanjo – COREN 49.730 IR – Diretora Geral

Dra. Maria Alice Teixeira Luciano de Sena – CREMEB 10183 – Diretoria Médica

Dra. Giovanna Orrico – CREMEB 15112 / RQE 6300  – Diretora Técnico – Assistencial

Sarah Goés Mamede Mota – COREN 52.511 – Diretoria de Enfermagem

Maria da Conceição Coleta dos Santos  – COREN 50681 – Diretora Administrativa

Sérgio Lombardi – Diretor Couto Maia S.A.

Foto: Robson Nascimento

Reunião COREME

Pilares de atuação

O ICOM atua em três vertentes principais: a assistência aos pacientes, o ensino e a pesquisa, em sintonia com algumas políticas de saúde pública do Ministério da Saúde entre elas:
• Serviço Ambulatorial Especializado e a Unidade de Dispensação de Medicamentos em HIV/AIDS
• Farmácia Ambulatorial do Programa de Hanseníase
• Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais
• Comitê de Ética em Pesquisa (CEP)
• Integra a rede do Subsistema Nacional de Vigilância Epidemiológica em Âmbito Hospitalar que criou os Núcleos de Hospitalares de Epidemiológica – Portaria do MS nº 2.529/2004 e SVS n º1/05, classificado como NHE de Nível III desde 2007.