PRONTO ATENDIMENTO 24H: 71 3103.7150

ICOM - Instituto Couto Maia

Nossa História

O Instituto Couto Maia é o resultado da união de duas instituições: o Hospital Couto Maia e o Hospital Dom Rodrigo Menezes.

O Dom Rodrigo Menezes tem origem no Hospital São Cristóvão dos Lázaros (atual bairro da Baixa de Quintas), fundado em 1887, para onde eram recolhidas as pessoas com Lepra. Muitos anos depois, em 1949, foi criado o Hospital Colônia Dom Rodrigo de Menezes.

Já o Hospital Couto Maia tem sua origem na necessidade de atender aos doentes atingidos pela febre amarela que vinham nos navios mercantes nacionais e estrangeiros até o Porto de Salvador e dali trazidos até a Ponta de Humaitá em frente à Igreja do Mont-Serrat.

Condições ideais

Em razão das características deste local, naquela época desabitado, ventilado, alto, próximo ao mar e com plantações, o Presidente da Província João Mauricio Wanderlei, em abril de 1853, fundou o Hospital de Isolamento no Alto do Mont-Serrat.

Assim, os escravos transportavam os pacientes em padiolas, por esses caminhos difíceis e cheios de buracos, do Farol até o Hospital, onde eram tratados, alimentados e curados. Trinta dias após a saída do último doente internado, o Isolamento fechava-se e só reabria quando houvesse nova necessidade.

Hospital Couto Maia

A partir de 1936, o Isolamento passa a se chamar Hospital Couto Maia, em homenagem ao seu Diretor por mais de 30 anos, Dr. Augusto de Couto Maia.

Desde a década de 70, entretanto, a estrutura física não apresentava condições de ampliação, de incorporação tecnológica e não atendia as normas atualmente vigentes da vigilância sanitária.

O novo ICOM dá continuidade às atividades iniciadas nestas duas instituições seculares em nova e moderna infraestrutura.

Fonte: Maria de Fátima Lorenzo, historiadora.