PRONTO ATENDIMENTO 24H: 71 3103.7150

ICOM - Instituto Couto Maia

ICOM retoma os atendimentos do CRIE para todos os pacientes e do ambulatório para os pacientes com hanseníase

24 de agosto de 2020

Desde o final de março, o ICOM ficou dedicado, exclusivamente, aos atendimentos de casos confirmados e suspeitos de Covid-19, mas a partir de segunda-feira, 24 de agosto, o instituto começa a retomar algumas atividades. Os dois primeiros serviços que retornam às instalações do ICOM são: o CRIE (Centro de Referência para Pacientes Imunológicos e Especiais) e os atendimentos ambulatoriais para os pacientes com hanseníase.

A unidade ambulatorial havia sido adaptada para receber pacientes com a Covid-19, mas agora com a diminuição da demanda, estes leitos foram desativados e os pacientes com hanseníase podem voltar a ser atendidos no ambulatório.

A agenda foi reaberta com 48 consultas diárias na área médica, enfermagem e fisioterapia. Foram retomadas as consultas com os dermatologistas do Programa de Hanseníase, as consultas de enfermagem e a administração de PQT (Poliquimioterapia), a triagem de hanseníase, as biopsias, as baciloscopias e as consultas de fisioterapia.

Áreas separadas garantem a segurança dos pacientes

O ambulatório para os pacientes com hanseníase e o CRIE são separados fisicamente das unidades de internação de pacientes com Covid-19, o que garante as medidas de precaução para evitar contato entre os pacientes do ambulatório e os pacientes internados.

Segundo a enfermeira Cenize Cantão, coordenadora do ambulatório, o retorno é importante porque com a mudança de local de atendimento para Hospital Otávio Mangabeira, em Pau Miúdo, muitos pacientes abandonaram o tratamento, o que pode agravar o caso. A expectativa da equipe e que, com a volta para o ICOM e a garantia das medidas de precaução para evitar contato com os pacientes com Covid-19, eles retomem os cuidados.

Retorno de outras especialidades

Os atendimentos gerais de infectologia e outras especialidades como ortopedia, psiquiatria, ginecologia, odontologia, neurologia e hematologia, ainda não retornam nesse momento. Os atendimentos aos portadores de HIV também permanecem, por enquanto, no Cedap, no Garcia na Rua Comendador José Alves Ferreira, 240.

O atendimento no ambulatório do ICOM é de segunda à sexta das 7h às 18h horas com consultas marcadas previamente. Para agendar a consulta o paciente deve ligar para o telefone 71-3103-7150 ou enviar mensagem para o e-mail icom.ambulatorio@saude.ba.gov.br.

 


Mais Notícias