21 de dezembro de 2018
O Hospital Couto Maia, especializado no tratamento de doenças infecciosas, mudou de endereço e passou a funcionar no bairro de Cajazeiras, em Salvador. Antes, a unidade de saúde prestava atendimentos no bairro de Monte Serrat, na Cidade Baixa.
A inauguração do novo prédio do hospital, que também passou a se chamar Instituto Couto Maia (ICOM), foi feita nesta sexta-feira (6), com a presença do governador Rui Costa.
Com 120 leitos, sendo 20 de Unidades de Terapia Intensiva (UTI),o instituto vai prestar atendimento de urgência e emergência. A estrutura conta, ainda, com um ambulatório especializado, um Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie), uma agência transfusional e serviço de reabilitação e de logística. O investimento somou R$ 120 milhões.
Entre as ofertas do novo instituto de saúde está, também, o serviço de apoio diagnóstico com equipamentos de radiologia, ultrassonografia, tomografia computadorizada, endoscopia digestiva, eletrocardiografia e eletroencefalografia.
O Icom é fruto de uma parceria público-privada (PPP), na qual o Estado entra com o setor assistencial, munindo o com 780 profissionais entre médicos e enfermeiros, e o lado privado foi responsável pela construção, aquisição de equipamentos, e pela contratação dos serviços como administrativo, limpeza e portaria, totalizando 263 profissionais.
O antigo Hospital Couto Maia, no Mont Serrat, foi construído dem 1853. O atendimento ambulatorial na nova unidade começa a partir desta segunda-feira (9). O ICOM oferece em nível ambulatorial consultas nas especialidades de HIV/AIDS, hanseníase, infectologia geral e neuro-infectologia.
Já o pronto atendimento e o CRIE, passam a funcionar no dia seguinte, na terça-feira (10). Entre os dias 9 e 11 de julho, os pacientes internados no Hospital Couto Maia serão transferidos para a nova estrutura.
O antigo prédio do Hospital Couto Maia será reformado, inclusive com projeto de urbanismo, para que a unidade se torne um centro de cuidados prolongados para pacientes que necessitem ficar internados por mais de um mês.